terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Telescópio da NASA descobre outro planeta habitável do tamanho da Terra !

Telescópio da NASA descobre outro planeta habitável do tamanho da Terra
O caçador de planetas da NASA encontra o mundo da zona habitável do tamanho da Terra (Crédito da foto: Goddard Space Flight Center da NASA) 
 

Usando o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), a NASA descobriu um planeta habitável do tamanho da Terra que orbita em torno de uma estrela.

O planeta habitável orbita em torno de uma estrela na faixa de distâncias em que as condições podem permitir a presença de água líquida em sua superfície.
Segundo um comunicado da NASA, os cientistas confirmaram a descoberta, chamada TOI 700 d, usando o Telescópio Espacial Spitzer da NASA. A NASA afirmou ainda que o TOI 700 d é um dos poucos planetas do tamanho da Terra descobertos na zona habitável de uma estrela até agora.
Ela acrescentou:
Outros incluem vários planetas no sistema TRAPPIST-1 e outros mundos descobertos pelo Kepler Space Telescope da NASA.
A TOI 700 é uma pequena e fresca estrela anã M localizada a pouco mais de 100 anos-luz de distância, na constelação do sul de Dorado. Ela tem aproximadamente 40% da massa e tamanho do Sol e cerca da metade da temperatura da superfície. A estrela aparece em 11 dos 13 setores observados pelo TESS durante o primeiro ano da missão, e os cientistas capturaram vários trânsitos de seus três planetas.
A estrela foi originalmente classificada incorretamente no banco de dados do TESS como sendo mais semelhante ao nosso Sol, o que significava que os planetas pareciam maiores e mais quentes do que realmente são. Vários pesquisadores, incluindo Alton Spencer, um aluno do ensino médio que trabalha com membros da equipe do TESS, identificaram o erro.
Emily Gilbert, uma estudante de graduação da Universidade de Chicago, disse:
Quando corrigimos os parâmetros da estrela, os tamanhos de seus planetas caíram e percebemos que o mais externo era do tamanho da Terra e na zona habitável.
Além disso, em 11 meses de dados, não vimos explosões da estrela, o que aumenta as chances de o TOI 700 d ser habitável e facilita a modelagem de suas condições atmosféricas e de superfície
Vale mencionar aqui que o satélite TESS monitora setores do céu por 27 dias por vez, permitindo que o satélite rastreie as mudanças no brilho de uma estrela causadas por um planeta em órbita cruzando à sua frente. 
 
Fonte: https://www.ovnihoje.com/2020/01/07/telescopio-da-nasa-descobre-outro-planeta-habitavel-do-tamanho-da-terra/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...