quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Cientistas observam pela primeira vez um planeta em formação !

Mais de 1.900 planetas já foram descobertos fora do Sistema Solar, mas nenhum deles havia sido observado no processo de formação.
Pesquisadores da Universidade do Arizona (EUA) publicaram nesta quinta-feira (19) um estudo, publicado na revista 'Nature', no qual revelam terem observado, pela primeira vez, o nascimento de um planeta. O processo de acumulação de partículas de poeira e gás, observado pelos cientistas, é responsável pela formação de um novo planeta, de acordo com o Estadão.
Mais de 1.900 planetas já foram descobertos fora do Sistema Solar, mas nenhum deles havia sido observado no processo de formação. Ainda segundo os pesquisadores, durante o nascimento de uma estrela, neste caso a CkCa 15, um disco de gás e peira é produzido. A partir deste disco, surgem os planetas. Uma parte interna desses discos, os “discos de transição”, é, então, desprovido de gás e poeira, e a estes discos tem sido atribuída a formação dos planetas. Para os cientistas, os discos são a melhor maneira de observar a formação de planetas.
Para Zhaohuan Zhu, cientista que comentou o artigo da revista, descobrir jovens planetas é extremamente difícil, porque, além da distância gigantesca, a poeira dificulta a visiblidade. “Os autores usaram uma nova técnica para detectar sinais emitidos por um planeta em formação. A descoberta tem implicações de longo alcance paa nossa compreensão dos processos de formação planetária e das propriedades dos jovens planetas”, declara.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com.br/tech/159436/cientistas-observam-pela-primeira-vez-um-planeta-em-formacao
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...