sábado, 5 de dezembro de 2015

Vulcão Momotombo entra em erupção após 110 anos na Nicarágua !


O Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter) pediu nesta quarta-feira que a população se afaste pelo menos seis quilômetros do vulcão Momotombo, que entrou em erupção ontem após 110 anos de inatividade e está expulsando cinzas, gases e material incandescente a cada quatro segundos.
"O vulcão Momotombo entrou em fase eruptiva depois de 110 anos de calma relativa", disse o vulcanólogo do Ineter José Armando Saballos, através da imprensa do governo.
A colunas de gases e cinzas atingiu uma altura de 8.000 metros. Alguns desses materiais chegaram até comunidades próximas do vulcão, disse o secretário-político do governo do departamento de León, Evertz Delgadillo. As autoridades não reportaram danos ou vítimas por causa da erupção.
O vulcão de Momotombo, de 1.297 metros de altura, está no extremo norte do lago de Manágua. Sua última grande erupção ocorreu em 1905. No raio de segurança de seis quilômetros recomendado pelo Ineter não há povoados, só algumas casas isoladas.
O Ineter, porém, informou que a atividade do vulcão pode aumentar. "Está crescendo o tremor sísmico, na cratera há explosões a cada quatro segundos, lava é lançada no ar, mas há também fluxo desde a profundidade e se derrama rumo ao norte do vulcão", informou o pesquisador do órgão, Wilfried Strauch.
O governo da Nicarágua não emitiu alertas porque "não há um alarme exagerado". Porém, destacou que está pronto caso haja a necessidade de uma evacuação, disse a primeira-dama e coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, Rosario Murillo.
Strauch explicou que a mudança do comportamento do vulcão pode ser abrupta ou demorar dias. Por isso, pediu que a população esteja pronta caso seja necessário deixar suas casas.
A atividade do Momotombo pode ser observada desde quase qualquer ponto alto do noroeste da Nicarágua, especialmente em Manágua e León. 

Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/grandes-sinais-do-ceu1400518699/vulcao-momotombo-entra-em-erupcao-apos-110-anos-na-nicaragua.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...