terça-feira, 22 de dezembro de 2015

SpaceX lança onze satélites e pousa foguete na vertical !

A empresa americana SpaceX conseguiu realizar um feito significativo na noite de segunda-feira e após colocar em orbita 11 satélites de comunicação, pousou com sucesso o primeiro estágio do foguete na plataforma de Cabo Canaveral, na Flórida. 
Centro de Controle SpaceX
Essa foi a primeira vez que um estágio propulsor de capacidade orbital consegue retornar em perfeitas condições logo após a missão, abrindo caminho para uma nova era de lançamentos, de custos extremamente reduzidos.
O lançamento aconteceu na hora marcada a partir da base de lançamentos de Cabo Canaveral, na Flórida e dois minutos depois o segundo estágio do foguete Falcon 9 se separava do primeiro, tomando rumos diferentes. 
Enquanto o segundo estágio era acionado para atingir a altura programada de 600 quilômetros e colocar 11 satélites em orbita, o primeiro estágio do Falcon 9 estágio descia de forma controlada e 9 minutos depois pousava suavemente na vertical próximo ao local de lançamento.
“Eu ainda não acredito”, disse o presidente da SpaceX, Elon Musk. “Quando ouvi o boom sônico da descida pensei que tivesse explodido. Acho que esse é um momento revolucionário já que ninguém jamais trouxe um propulsor de classe orbital de volta em perfeitas condições”.
Toda a missão foi transmitida ao vivo e a cada etapa concluída podia-se ouvir gritos e aplausos de empolgação no centro de controle, na Califórnia. Quando o foguete pousou a comemoração era tão forte que parecia vir de uma final de campeonato.

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Perfeito!_SpaceX_lanca_onze_satelites_e_pousa_foguete_na_vertical&posic=dat_20151222-083110.inc

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...