quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Descoberto planeta potencialmente habitável próximo da terra !

Cientistas da Austrália descobriram o planeta mais próximo da Terra que poderia ser potencialmente habitável, informaram nesta quinta-feira (17) fontes acadêmicas.
O planeta Wolf 1061c é um dos três que foram descobertos por uma equipe da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW, sigla em inglês) fora do Sistema Solar, a cerca de 14 anos luz de distância da Terra.
"É fascinante ver a imensidão e pensar que uma estrela, tão próxima de nós, um vizinho próximo, poderia alojar um planeta habitável", disse em comunicado Duncan Wright, que liderou a pesquisa.
Os três planetas, que orbitam ao redor da estrela anã "Wolf 1061" em órbitas de 5, 18 e 67 dias, têm massas que superam, respectivamente, 1,4, 4,3 e 5,2 vezes a da Terra.
O maior dos planetas está fora da zona habitável, também conhecida de "Cachinhos Dourados" (do inglês Goldilocks), que se refere a uma região que não é "nem muito quente, nem muito fria" e que reúne as condições necessárias para a vida, enquanto o menor está perto demais da estrela que orbita para ser habitável.
No entanto, "o planeta médio, Wolf 1061c, se encontra na zona 'Cachinhos Dourados', onde poderia existir água líquida e, inclusive, vida", acrescentou Wright.
A descoberta, que será publicada na revista "The Astrophysical Journal Letters", se baseou nas observações da estrela anã "Wolf 1061" realizadas com o telescópio do Observatório Europeu do Sul, em La Silla, no Chile.
Os pequenos planetas rochosos como a Terra parecem existir em abundância no espaço, mas a maioria deles parece estar a centenas ou milhares de anos luz de distância da Terra, com a exceção de Gliesse 667Cc, que está a 22 anos luz e cuja órbita ao redor de sua estrela dura 28 dias. 

Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/ultimas-noticias/descoberto-planeta-potencialmente-habitavel-proximo-terra.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...