sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Nova corrida à Lua deve começar em 2017 !

Robo israelense SpaceIl
Robô israelense SpaceIl, que chegará à Lua através de um foguete Falcon 9. 

A meta é transportar um veículo até a Lua e em seguida dar uma voltinha de 500 metros em nosso satélite. Quem conseguir tal feito levará um prêmio de 20 milhões de dólares oferecido pela gigante Google. Quem vai ganhar?
Embora diversos participantes estejam inscritos, apenas dois anunciaram nesta semana que já assinaram um contrato de lançamento, provavelmente a etapa mais difícil da missão. As outras 14 equipes, incluindo a brasileira SpaceMeta, têm até o final de 2016 para contratar o veículo lançador.

A Competição

Batizado de Google Lunar XPrize, a competição tem como objetivo premiar as equipes que conseguirem pousar um artefato na Lua, locomove-lo por 500 metros e transmitir a partir do solo lunar imagens e vídeos em alta definição.
A primeira equipe que conseguir realizar o feito receberá 20 milhões de dólares. A segunda receberá 5 milhões. Outros prêmios também estão previstos, como "passar uma noite no local de pouso da Apolo XI".
Para conquistar o prêmio as equipes precisam provar que 90% dos recursos vieram da iniciativa privada.
A data limite para concorrer ao X-Prize foi inicialmente marcada para dezembro de 2012. Como ninguém conseguiu, foi remarcada para 2014 e finalmente para 2016.

Corrida em 2017 - Cabeça a cabeça

De todos os participantes inscritos, as que mais levam vantagem nesse momento são a americana Moon Express e a israelense SpaceIl. Ambas assinaram contratos de lançamento para 2017 e considerando que a diferença do valor do prêmio entre o primeiro e segundo colocado é de 15 milhões de dólares, não será nada difícil termos uma sensacional corrida disputada cabeça a cabeça. 
O robo americano Moon Express
O robô americano Moon Express será lançado por um foguete Rocket Lab USA, que até hoje nunca foi lançado.

A Moon Express deverá ser lançada à Lua por meio do desconhecido foguete Rocket Lab USA, que até hoje nunca foi lançado, mas que tem a vantagem de ser extremamente barato, de acordo com a empresa. Se der certo, após pousar na Lua a Moon Express caminhará pela superfície "saltando" por meio de foguetes propulsores.
A SpaceIL não poupou dinheiro e pretende atingir seu objetivo através do poderoso foguete Falcon 9, da empresa americana SpaceX. Seu robô também andará pela Lua através de saltos.
Ambas as empresas comprovaram legalmente seus contratos com as empresas lançadoras e receberam o carimbo oficial de aprovação.

Brasil - SpaceMeta

A equipe brasileira SpaceMeta também está inscrita no Google Lunar XPrize, mas até agora não conseguiu carona em qualquer veiculo lançador, a etapa mais difícil da missão.
Em junho de 2014, a equipe anunciou a assinatura de um contrato com a binacional Alcantara Cyclone Systems (ACS), que lançaria o veículo "Solitário" a partir da base de Alcântara, no Maranhão. Em julho de 2015, no entanto, a cooperação entre Brasil e Ucrânia foi cancelada pelo governo brasileiro e nem a base de lançamento foi construída.

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Premio_milionario_nova_corrida_a_Lua_deve_comecar_em_2017&posic=dat_20151211-094243.inc

  

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...