terça-feira, 17 de março de 2015

Os cuidados a ter para observar o eclipse do sol


Sem procedimentos de segurança, observação do fenómeno poderá ter como consequência graves riscos para a visão, incluindo a cegueira.

A observação do eclipse solar de sexta-feira, apesar de parcial em Portugal, deverá ser acompanhada de procedimentos de segurança para evitar lesões na visão e, no limite, a cegueira.

O Ministério da Educação enviou recomendações às escolas, as quais poderão ser generalizadas a toda a população, para a observação do eclipse, que começa pelas 08h00 (hora de Lisboa) e termina pelas 10h00, com o seu pico a acontecer pelas 09h00.

O Ministério da Educação e Ciência alertou hoje as escolas para os cuidados na observação, na sexta-feira, do eclipse total do Sol, que será parcial em Portugal, devido aos riscos de lesões oculares, inclusive cegueira.

Assim, o ministério avisa que o Sol "nunca deve ser observado diretamente sem filtros solares oculares", mais conhecidos como "óculos de eclipses", nem através de óculos escuros, vidros negros fumados, películas ou negativos fotográficos e radiografias.

A observação com óculos de proteção especial "nunca deve exceder períodos de 30 segundos", fazendo-se "sempre intervalos de três minutos de descanso".

Fonte: http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4459065

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...