sexta-feira, 20 de março de 2015

Astrónomos amadores ajudam NASA a caçar asteroides

A NASA pediu a ajuda das pessoas, e astrônomos amadores responderam criando um aplicativo que auxilia na identificação de asteroides, entre eles alguns que poderiam ameaçar a Terra. 

A agência espacial norte-americana fez um pedido ano passado aos cientistas amadores, que chamou de "The Asteroid Data Hunter Challenge" (o desafio de caça de informações sobre asteroides), e ofereceu um prêmio de 55.000 dólares (cerca de R$ 178.000). 

A fórmula vencedora foi um programa informático que pode ajudar a identificar muito mais asteroides do que é possível atualmente, afirmou a NASA. 

"A análise das imagens do cinturão de asteroides de nosso Sistema Solar, entre Marte e Júpiter, usando um determinado algoritmo, mostrou um aumento de 15% na identificação positiva de novos asteroides", explicou a agência espacial em comunicado. 

O concurso ofereceu aos cientistas a oportunidade de melhorar os algoritmos usados para descobrir asteroides nas imagens capturadas pelos telescópios. 

O novo algoritmo permite aos astrônomos usar computadores para controlar autonomamente as imagens que merecem um acompanhamento, o que leva a identificar mais astros do que era possível antes. 

"O desafio da caça de dados de asteroides foi mais bem sucedido do que a gente esperava", disse Jason Kessler, executivo do programa da NASA destinado à busca destes corpos celestes. 

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/astronomos-amadores-ajudam-nasa-a-cacar-asteroides,118a13a7f252c410VgnCLD200000b2bf46d0RCRD.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...