terça-feira, 7 de abril de 2015

Governo quer alargar uso da telemedicina

O Governo quer alargar o uso da telemedicina a todas as unidades de saúde portuguesas. O objectivo é fazer de cada posto de trabalho do Serviço Nacional de Saúde um ponto de consulta, para poupar dinheiro aos utentes, que não têm de se deslocar, e ao SNS.

Henrique Martins, responsável pelos serviços partilhados do Ministério da Saúde, descreve as vantagens à Renascença.“Na teleconsulta, em tempo real, é possível acontecerem duas coisas muito boas: uma, o utente não tem que se deslocar a outra unidade; por outro lado, mantém o contacto com o médico e, ao mesmo tempo, os dois médicos ou um médico e um enfermeiro discutem o caso e isso gera conhecimento”.

Uma operação conseguida a baixo custo. “Estamos a falar de comprar um microfone, uma câmara e umas colunas, ou seja, um investimento de 50 euros, por posto de trabalho”.

A telemedicina não pretende colmatar a falta de médicos no país mas facilitar o contacto entre médico e utente, à semelhança do que já feito pelas mães portuguesas.

“A maior parte das mães telefona ao pediatra e pede conselhos. Se pudesse receber a receita no Portal do Utente – que é outro projecto em desenvolvimento – certamente que ia preferir isso, do que ficar à espera para encontrar um médico no dia seguinte no centro de saúde ou nas urgências”, remata.

Para conhecer ao vivo a plataforma Dados de Saúde e o Portal do Utente, que inclui esta funcionalidade da telemedicina, o Presidente da República desloca-se esta quarta-feira ao Centro de Saúde de Cantanhede, onde a telemedicina já é uma prática habitual, em articulação com o hospital da Figueira da Foz e com o Centro hospitalar e Universitário de Coimbra.

Fonte: http://jourliq.com/governo-quer-alargar-uso-da-telemedicina-10524.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...