sexta-feira, 24 de abril de 2015

Níveis de radiação alarmantes em parque infantil de Tóquio

As autoridades pensam que material radioactivo foi enterrado no solo e que este caso não tem qualquer relação com o desastre nuclear, em 2011, na central de Fukushima

Foram detectados esta sexta-feira, dia 24 de Abril, altos níveis de radiação num parque infantil de uma zona residencial de Tóquio, capital do Japão. As leituras feitas registaram 480 microsieverts por hora, que é metade da dose máxima permitida durante um ano inteiro naquele país. Para se ter uma ideia do perigo, estar duas horas sob o efeito destes níveis de radiação equivale à dose anual permitida.

As autoridades não pensam que este caso esteja relacionado com o desastre nuclear da central de Fukushima, em 2011. À imprensa, o presidente da câmara de Toshima disse: "A área em que foi detectada radiação é muito limitada e as leituras nas redondezas estão em níveis normais, suspeitamos que materiais radioactivos foram enterrados aqui."

O parque foi construído em 2013, dois anos depois do desastre de Fukushima. O terreno era um antigo parque de estacionamento e durante a reabilitação da área foi trazida terra e areia de outros sítios.

Os níveis registados no parque infantil de Tóquio, localizado a 250 km da central nuclear, são duas mil vezes mais elevadas do que é aceitável à volta de Fukushima.


O parque está agora vedado enquanto as autoridades descobrem a origem da radiação.

Fonte: http://www.sabado.pt/mundo/detalhe/niveisaltos_de_radiacao_detectados_em_parque_infantil_japones.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...