domingo, 26 de abril de 2015

Foto espacial - “Montanha mística” da nebulosa Carina

montanha mistica nebulosa carina

Mais uma vez, a Agência Espacial Norte-Americana resolveu nos deixar boquiabertos com suas imagens espaciais incríveis. Desta vez, a foto divulgada mostra os pilares de poeira cósmica que formam uma “montanha mística” cósmica.

Registrada pelo Telescópio Espacial Hubble, a fotografia mostra que as estrelas estão vencendo a luta contra a poeira na nebulosa de Carina. Mais precisamente, a luz energética e os ventos de estrelas massivas recém-formadas estão evaporando e dispersando os berçários estelares empoeirados em que se formaram.

Localizados na nebulosa de Carina e conhecidos informalmente como Mystic Mountain, a aparência destes pilares é dominada pela poeira escura, mesmo que sejam compostos principalmente de gás hidrogênio claro. Pilares de poeira como estes são, na verdade, muito mais finos do que o ar e só se parecem com montanhas devido a quantidades relativamente pequenas de poeira interestelar opaca.

A cerca de 7.500 anos-luz de distância, a imagem foi processada digitalmente por David Forteza, um funcionário amador da NASA, e destaca uma região interior da Carina que se estende por cerca de três anos-luz. Dentro de alguns milhões de anos, as estrelas provavelmente vencerão completamente e toda esta bela montanha de poeira será destruída.

Fonte: http://hypescience.com/foto-espacial-veja-montanha-mistica-da-nebulosa-carina/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...