sábado, 25 de abril de 2015

Super Vulcão Yellowstone está sobre uma bolha gigante de magma

 
Descoberto um segundo reservatório de magma na forma de bolha gigante de baixo do super vulão do Parque Nacional de Yellowstone nos EUA. Segundo os cientistas, a quantidade de rocha fundida que contém seria suficiente para encher o Grand Canyon mais de 11 vezes.

Um grupo de cientistas da Universidade de Utah descobriram na crosta inferior do super vulcão de Yellowstone uma nova câmara de magma gigante que alimenta o vulcão. De acordo com a "Science", ele se encontra em uma profundidade de entre 20 e 50 km e tem um volume total de 46,000 km cúbicos. Isso seria suficiente para encher o Grand Canyon mais de 11 vezes ou mais do Mar Cáspio.

Depois de fazer a descoberta, preocupam os cientistas criptografar o elevado volume de dióxido de carbono gerado pelo super vulcão, cerca de 45 toneladas por dia. O antiga reservatório de descoberto em 2013 teve um volume bem mais modesto: cerca de 10.000 quilômetros cúbicos, o suficiente para produzir tais emissões.

Os Cientistas americanos criaram um modelo tridimensional do vulcão (mostrado em castanho). A câmera recentemente descoberto, indicado em amarelo, encontra-se logo abaixo do seu "irmão mais novo" (em vermelho), que, por sua vez, está diretamente abaixo da superfície do Parque Nacional de Yellowstone.

Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/grandes-sinais-do-ceu1400518699/super-vulcao-yellowstone-esta-sobre-uma-bolha-gigante-de-magma1429981279.html  

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...