quarta-feira, 8 de abril de 2015

Há uma nova forma de detetar o cancro sem recorrer à biópsia

Há uma nova forma de detetar o cancro sem a necessidade de recorrer à biópsia, tornando o processo menos invasivo e mais eficaz.

A cientista brasileira, Priscila Kosaka, de 35 anos, investigadora no instituto de Microeletrónica de Madrid, desenvolveu uma nova técnica para a descoberta de doenças cancerígenas.

Através da utilização de um nano-sensor, este novo método para detetar o cancro, para além de ser menos invasivo do que a biópsia, é 'dez milhões de vezes mais eficaz', segundo a investigadora Priscila Kosaka.

"Atualmente não existe nenhuma técnica que permita a deteção de moléculas que estão em concentrações muito baixas e que coexistam com mais de 10 mil espécies de proteínas numa única bio-amostra", disse Priscila Kosaka em declarações citadas pela G1.

Esta nova técnica possibilita, através da mudança de cor nas células, ao nano-sensor detetar o tipo de tumor, se maligno ou benigno.

Para esta investigadora, o próximo passo é melhorar o nano-sensor, por forma a detetar o tipo de célula cancerígena e tornar o processo de despistagem do cancro mais rápido e eficaz.

Fonte: http://www.ptjornal.com/saude/2015/04/08/ha-uma-nova-forma-de-detetar-o-cancro-sem-recorrer-a-biopsia.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...