quinta-feira, 9 de julho de 2015

Chuva de Meteoros 'Delivery' - Você poderá encomendar a sua própria Estrela Cadente

chuvas de meteoros artificiais
Se você passa horas olhando para o céu a fim de conseguir avistar um meteoro, saiba que em breve você poderá encomendar uma "estrela cadente" por telefone! Por até parecer que isso foi tirado do roteiro de algum filme de ficção científica, mas não: estamos falando de um projeto sério, e completamente provável.

Um grupo de cientistas japoneses disseram ter uma fórmula secreta para criar meteoros, popularmente conhecidos como "estrelas cadentes". Eles não revelaram qual é a química usada, mas disseram que ela seria ejetada a partir de um satélite, criando uma incrível "chuva de meteoros on demand".

A empresa start-up japonesa chamada ALE fez uma parceria com pesquisadores de várias universidades para criar as chuvas de meteoros artificiais, que vão custar a bagatela de $8.100 dólares por meteoro! 

Ou seja, se você quiser uma verdadeira chuva de meteoros como a Geminídeas, por exemplo, com taxa de cerca de 80 meteoros por hora, você vai ter que desembolsar uma quantia astronômica! 

Com o tempo, essa tecnologia tende a ficar mais acessível, mas por enquanto, será um privilégio de estudos científicos altamente financiados e claro, dos mais "afortunados".

Os pesquisadores disseram ainda que os meteoros manufaturados deverão ser brilhantes o suficiente para ser visíveis mesmo em áreas com poluição luminosa extrema, como Tóquio, São Paulo e Nova York.

meteoros
Foto da chuva de meteoros Liridas 2015, vista de Tucson, no Arizona, EUA.
Créditos: Sean Parker
As chuvas de meteoros naturais ocorrem quando poeira e detritos do espaço são aquecidos por fricção à medida que passam através da atmosfera da Terra. Meteoro é o nome dado ao efeito luminoso, conhecido popularmente como "estrela cadente". Na maioria das vezes, eles queimam por completo antes de atingir a superfície da Terra, mas quando acontece uma exceção, e eles atingem o solo, o detrito espacial ganha o nome de meteorito.

Os detritos artificiais seriam lançados a partir de um microssatélite de 50 centímetros de largura, e assim como os detritos espaciais, queimaria na atmosfera da Terra, e atingiria cerca de 8 km/s de acordo com a repórter da AFP, Miwa Suzuki.

O pequeno satélite responsável por criar meteoros artificias está sendo desenvolvido pela ALE em parceria com pesquisadores. O satélite iria orbitar a Terra de norte a sul, a uma altitude de cerca de 400 a 500 km por alguns meses, antes de cair de volta para a Terra.

A composição química é um segredo da empresa ALE, mas ela revelou que está considerando diferentes misturas para criar faixas de cores diferentes.

"Fazer do céu uma tela é a maior atração deste projeto como entretenimento", disse Lena Okajima, fundadora e CEO da empresa. "É uma exposição no espaço".

Em caso de mau tempo, as estrelas cadentes poderão ser canceladas até 100 minutos antes do espetáculo planejado.

As chuvas de meteoros artificiais não seriam apenas espetáculos e entretenimento, mas podem ainda ser muito valiosas para os cientistas. Um engenheiro aeroespacial da Universidade Metropolitana de Tokyo, Hironori Sahara, disse que analisar a luz de um meteoro significa entender sua temperatura, densidade, e movimentação da atmosfera naquela elevação. As chuvas de meteoros naturais também ajudam nessas pesquisas, mas como são imprevisíveis, os cientistas não sabem pra onde olhar e pra onde apontar seus instrumentos. Nesse caso, as chuvas de meteoros artificias poderão ser muito úteis.

É uma oportunidade valiosa, porque a região do céu que estes meteoros passam é mais alta do que os balões meteorológicos, e mais baixa do que as naves espaciais. A empresa ALE continua suas pesquisas a fim de aprimorar sua tecnologia, e já está se reunindo com investidores para tornar seus projetos em realidade, assim, os cientistas e os amantes do céu noturno poderão ter suas chuvas de meteoros a pronta entrega. Mas tem uma coisa que nenhuma empresa conseguirá criar: a emoção e a honra de avistar um meteoro natural, um verdadeiro espetáculo da natureza, que qualquer um pode ver... gratuitamente...

Fonte: http://www.galeriadometeorito.com/2015/07/chuva-de-meteoros-sob-encomenda.html#.VZ7uqfkYEQR

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...