quinta-feira, 23 de julho de 2015

Descoberto o "irmão gémeo" da Terra

Cientistas da NASA revelaram, esta quinta-feira, que descobriram um planeta semelhante à Terra, a 1400 anos-luz de distância.
O Kepler 452b é maior do que a Terra (tem um raio 60% maior e terá cinco vezes mais massa), mas orbita em redor de uma estrela semelhante ao Sol, criando condições ideias de temperatura para existência de água líquida. Encontra-se na chamada "zona habitável" da sua estrela.

Os cientistas da missão da Nasa que operam o telescópio Kepler acreditam que este é planeta mais parecido com a Terra alguma vez descoberto, revela a BBC. O Kepler 452b é o planeta em destaque de um lote de 500 objetos descobertos a orbitar em torno de estrelas para lá do sistema solar.

Ainda não é possível confirmar algumas das medições do planeta e garantir que é constituído de material rochoso e não de matéria gasosa. Se for constituído por matéria sólida, terá o dobro da nossa gravidade, acreditam os cientistas.

Sabe-se que o planeta terá mais seis mil milhões de anos do que a Terra, um tempo durante o qual nunca terá saído da órbita da sua estrela, o que os cientistas consideram ser um tempo suficiente para existência de vida - caso existam condições para tal na sua superfície.

Este novo planeta junta-se a muitos outros já descobertos pelo telescópio Kepler, mas será o mais parecido com o nosso no que respeita à distância de uma estrela e à sua órbita, tendo um ano a duração de 385 dias. A BBC refere, por exemplo, o Kepler-186f, anunciado em 2014, que é mais pequeno do que o planeta Terra, mas que orbita em redor de uma anã vermelha, mais fria do que o nosso sol.

Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=4696501

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...