quarta-feira, 15 de julho de 2015

Físicos encontram novas partículas no Grande Colisor de Hádrons

Os físicos que trabalham no Grande Colisor de Hádrons descobriram uma nova classe de partículas que são compostas por cinco quarks, os pentaquarks. Seu estudo irá ajudar a compreender como prótons e nêutrons se aderem ao átomo.

Físicos que trabalham com o detector LHCb Grande Colisor de Hádrons encontraram novas e muito incomuns partículas que consistem em cinco quarks de uma só vez: os pentaquarks. A sua existência já tinha sido adiantada já na década de 1960, mas até agora não havia considerada comprovada.

De acordo com o estudo publicado na revista "Physical Review Letters", "o pentaquark não é apenas uma nova partícula". "Ela representa uma forma de adicionar quarks, ou seja, os blocos de construção de prótons e nêutrons comuns, em um padrão que nunca tinha sido visto em mais de 50 anos de pesquisas experimentais. O estudo de suas propriedades nos permitirá entender melhor como a matéria ordinária, prótons e nêutrons do que nós somos todos somos feitos, constituem "explicou o pesquisador Guy Wilkinson.

Os físicos têm conseguido 'capturar' dois pentaquarks ao mesmo tempo, que foram batizadas temporariamente 'PC (4450) ' e 'Pc (4380) ". Pela sua natureza, são quatro quarks 'normais', colado a um antiquark. Eles têm uma grande massa, cerca de 4,4.000-4,5.000 megaenvoltios, e um giro bastante incomum.

Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/ultimas-noticias/fisicos-encontram-novas-particulas-no-grande-colisor-de-hadrons.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...