quinta-feira, 2 de julho de 2015

Sismos no estado Americano de Michigan intriga cientistas

Tremor perto de  Union City de magnitude 3.3.(Photo: Jason Reed, Getty Images)

Tremor de terça-feira foi uma magnitude 3.3, centrado cerca de 7 milhas a nordeste de Union City.

O terremoto vem menos de dois meses depois de um terremoto de magnitude 4.2-centrado  a 20 milhas de distância, perto de Galesburg.
Os sismólogos não descartam que seja a atividade de perfuração de petróleo e gás


Um terremoto de 3,3 graus de magnitude que atingiu 13 milhas ao sudeste de Battle Creek tem hoje os cientistas coçando suas cabeças.

Tremor de hoje foi cerca de 20 milhas a partir da localização de um terremoto de magnitude 4,2 que ocorreu-cinco milhas ao sul de Galesburg em 2 de maio - o mais forte terremoto registrado no Michigan em mais de 67 anos. Os dois terremotos são longe o suficiente apart que hoje provavelmente não é uma réplica do terremoto anterior e não é, aparentemente, na mesma linha de falha, disse Harley Benz, um sismólogo com US Geological Survey (USGS), em Colorado.

"Após o evento de Maio, eu suspeitava que não iria ver um outro evento, então eu estava um pouco surpreso por este", disse ele. "O que mais me surpreendeu é que eles não estavam nos mesmos locais."

Isso também intriga Eric Hetland, professor assistente no Departamento de Ciências da Terra e Ambientais da Universidade de Michigan.

"Dada a proximidade no tempo para o início 4.2 (terremoto), e os baixos níveis de sismicidade em Michigan, ele pode estar relacionado a esse terremoto no início de alguma maneira", disse ele.

O terremoto de hoje, que ocorreu cerca de 11:43, foi anotado no site do USGS. Comunidade Intensidade Internet Mapa da pesquisa relataram moradores sentindo o tremor como extremo sul como do norte de Indiana e tão ao norte como Holland. O Escritório Calhoun County Sheriff, em um comunicado à imprensa, disse despachantes recebeu vários telefonemas sobre o tremor, mas nenhum dano foi relatado.

O epicentro do terremoto foi o canto sudeste da Warner Lake, 3,1 milhas subterrâneo. O epicentro do terremoto de 04 de maio estava em Galesburg, 3,4 milhas abaixo da superfície.

Os terremotos podem ocorrer quando energia armazenada na crosta da Terra é subitamente liberada. Isso pode acontecer naturalmente, quando se deslocam placas de deslizamento da crosta terrestre passado um do outro, ou pode ser causada por atividades humanas, incluindo fraturamento hidráulico, ou "fracking", uma forma de perfuração de petróleo e gás ou outra alienação injeção em profundidade de água e outros fluidos subterrâneos.
Tremor de magnitude 3,3. (Foto: Martha Thierry, Detroit Free Press)

O terremoto de 02 de maio expôs uma linha de falha geológica no sudoeste Kalamazoo County única especulado sobre anteriormente. Kazuya Fujita, professor de geociências na Universidade Estadual de Michigan, disse que parece a mesma linha de falha foi envolvido em um terremoto de magnitude 4,6 em Coldwater, em 1947, o último terremoto no estado de tal intensidade. Mas Benz disse que o terremoto de hoje não é na mesma linha de falha.

O número de terremotos aumentou dramaticamente ao longo dos últimos anos, em grande parte os EUA De 1973 a 2008, houve uma média de 21 terremotos de magnitude 3,0 e maior em os EUA Central e Oriental, o USGS relatou. Esta taxa saltou para uma média de 99 terremotos de intensidade que por ano de 2009 a 2013, ea taxa continua a subir. Só em 2014, havia 659 magnitude-3.0 e maiores terremotos na mesma área geográfica, USGS relatou.

Em Oklahoma, agência Geological Survey do estado historicamente registra um ou dois terremotos de magnitude-3.0 ou maior por ano, em média, no estado. Durante 2013, essa taxa subiu para dois terremotos de intensidade ou maior que por semana. No ano seguinte, ele alcançou uma média de 21/2 tais tremores por dia. Geólogo do estado de Oklahoma em abril declarou a fonte suspeita do aumento da atividade como a alienação de injeção subterrânea de água associado à produção de petróleo e gás.

Embora as atividades industriais não pode ser descartada como causa de terremotos recentes de Michigan, Benz disse, "esses terremotos olhar tectônica", ou relacionadas com os processos naturais de crosta da Terra.

O culpado pode até ser rebote glacial - massas de terra pressionadas por milhões de toneladas de gelo durante o último período glacial de Michigan cerca de 12.000 anos atrás, começando a subir, disse Benz.

Na Califórnia do Sul, onde os terremotos são freqüentes, linhas de falhas são bem conhecidos, e uma quantidade enorme de estudo e tecnologia é implantado. Mas muito menos de um olhar foi tomada em lugares relativamente livres de terremotos, como Michigan, disse Benz.

No entanto, se a atividade como nos últimos dois meses continua, "nós certamente implantaremos mais recursos para dar uma olhada no que está acontecendo lá", disse ele.

Fonte: http://undhorizontenews2.blogspot.pt/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...