sábado, 11 de abril de 2015

Cães detectam cancros na próstata

Foto retirada de: muitox.com.brUm estudo elaborado pelo Departamento de Urologia do centro de investigação do “Instituto Clinico Humanitas”, em Milão, treinou dois cães de raça pastor alemão para detetar cancro na próstata em homens e o resultado é surpreendente. 

Os animais cheiraram a urina de 900 homens e conseguiram detetar se tinham ou não cancro em quase 99% dos casos, lê-se no estudo publicado hoje pelo jornal britânico The Mirror.

Das amostras urinárias farejadas pelos cães, 360 correspondiam a homens portadores de cancro na próstata e 540 a homens que não sofriam desta doença. Um dos cães conseguiu identificar 98,7% dos portadores, já o outro identificou 97,6%.

Claire Guest, cofundador da investigação, afirma que o estudo encontrou uma taxa de fiabilidade na ordem dos 93% na detenção de cancro na bexiga e na próstata, descrevendo as novas descobertas como “espetaculares”.

Os investigadores explicaram que os cães são capazes de detetar compostos orgânicos específicos do cancro da próstata na urina, embora surja a dúvida de como um cão iria fazê-lo na prática diária.

Em Portugal, o cancro da próstata é o tipo de cancro maligno mais importante e frequente no homem, que se diferencia dos outros tipos de cancro pela sua lenta evolução e à tardia manifestação dos primeiros sintomas.

Fonte: http://www.gazetadorossio.pt/mundo/caes-detetam-cancros-na-prostata/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...