sexta-feira, 10 de abril de 2015

Stress na infância triplica risco de diabetes tipo 1

criança stressUma pesquisa sueca concluiu que crianças que presenciam eventos traumáticos na infância têm o risco três vezes maior de desenvolver diabetes do tipo 1.

O número de crianças que sofrem da doença tem crescido em todo o mundo. Por esta razão, os pesquisadores da Universidade Linköping decidiram estudar os fatores ambientais que podem influenciar o seu desenvolvimento. O estudo analisou se eventos potencialmente traumáticos na infância – como divórcio e morte e/ou doença na família, por exemplo – pode ser um fator de risco para a doença.

Foram analisados dados de mais de 10 mil famílias suecas com filhos de dois a catorze anos. No estudo, 58 crianças foram diagnosticadas com a diabetes tipo 1. Os pesquisadores observaram que aquelas que vivenciaram um evento traumático na infância tiveram três vezes mais risco de desenvolver a doença do que as que não vivenciaram. Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de ajustar outros fatores de risco para a doença, como a predisposição genética para diabetes e escolaridade dos pais.

“O stress psicológico deveria ser tratado como um risco em potencial (para a doença), e examinado mais profundamente em estudos epidemiológicos futuros”, afirmam os autores no estudo.

Fonte: http://www.movenoticias.com/2015/04/stress-na-infancia-triplica-risco-de-diabetes-tipo-1/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...