segunda-feira, 13 de abril de 2015

Pílula anticoncepcional pode diminuir riscos de câncer de útero

Vale lembrar que o câncer de colo do útero é causado pelo HPV.

Médicos tiraram dúvidas sobre a saúde da mulher.

Tomar anticoncepcional sem pausa para não menstruar faz mal para a saúde? Anticoncepcional em comprimido causa câncer no útero? A partir de que idade pode ser feito o exame de mama? Quem fez redução de mama tem problema para amamentar? O Bem Estar desta segunda-feira (13) tirou dúvidas sobre a saúde da mulher com a ajuda do nosso consultor e ginecologista José Bento e do mastologista Alfredo Barros.

O doutor José Bento falou sobre o câncer no útero e explicou que quem toma pílula anticoncepcional, na verdade, tem menos chance de ter o câncer. “Existem dois tipos de câncer: do endométrio e câncer de colo do útero. O câncer do colo do útero é causado pelo HPV, não tem nada a ver com a pílula. O câncer de endométrio tem a ver com estímulo hormonal.”

Muitas mulheres têm dúvidas sobre os anticoncepcionais contínuos. Será que eles fazem mal? 

Segundo o doutor José Bento, não tem problema, mas ele lembra que é preciso ter um acompanhamento médico. “Você tem que ir ao ginecologista e ele te orientar para ver se a pílula é a correta.”

E o exame de mama, quando pode ser feito? O mastologista Alfredo Barros explica que não há um limite, mas que o recomendável é a partir dos 30 anos. Em casos de câncer de mama na família, a mulher pode fazer o exame antes.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/04/pilula-anticoncepcional-pode-diminuir-riscos-de-cancer-na-mulher.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...