terça-feira, 14 de abril de 2015

Super-tempestade em Saturno inicia com interação do vapor na atmosfera

Fenômenos se estendem por milhares de quilômetros antes de finalizarem.

Espetáculo climático dura meses e é conhecido como 'tempestade branca'.

Imagem de Saturno feita pela sonda Cassini (Foto: NASA/JPL/SSI/Bill Dunford)

Uma vez a cada 20 ou 30 anos, uma supertempestade maior que a Terra atinge Saturno e seus anéis, oferecendo um espetáculo climático que dura meses, conhecido como as "tempestades brancas".

Esses fenômenos podem se estender por milhares de quilômetros antes de se dissiparem, algo que já havia sido documentado - mas cuja causa era desconhecida.

De acordo com um estudo publicado na revista científica britânica "Nature Geoscience", a tempestade ocorre devido à forma como o vapor de água interage na atmosfera do planeta gigante. Os autores do estudo, Cheng Li e Andrew Ingersoll, cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia argumentam que as gotas de vapor evitam que gases menos densos emerjam, esfriem e condensem, e que essa reação provoca trovoadas.

Imagem mostra formação de supertempestade no hemisfério norte de Saturno  (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Instituto de Ciência Espacial)
Imagem mostra formação de supertempestade no hemisfério norte de Saturno (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Instituto de Ciência Espacial)
 
Registros feitos da Terra, com a ajuda de um telescópio, foram gravados seis vezes desde 1876, mas até agora ninguém havia explicado o motivo da frequência das tempestades.

De acordo com o trabalho de Li e Ingersoll, a frequência é devido à diferença de densidade entre as camadas superiores da atmosfera e as inferiores, uma vez que na maioria das vezes na parte de cima os elementos são menos densos do que abaixo.

Da mesma maneira que o óleo flutua sobre a água, a camada superior de Saturno permanece sobre a camada inferior, impedindo a passagem da água, para arrefecer e condensar, que é o processo normal pelo qual se formam as tempestades.

No entanto, como a camada superior é arrefecida e o calor se difunde para o espaço, esta massa torna-se mais densa e começa a cair. De acordo com o estudo, esse processo leva um par de décadas já que a atmosfera de Saturno é "muito grossa".

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/supertempestade-em-saturno-inicia-com-interacao-do-vapor-na-atmosfera.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...