domingo, 24 de maio de 2015

Vela solar em forma de pipa já está no espaço

Lançada no dia 20 de maio de 2015, Lightsail-1 é um projeto de vela solar em forma de pipa, construída ao redor de 3 cubesats empilhados que abrigam todos os equipamentos eletrônicos de bordo.
No momento, a vela solar ainda está fechada e o pequeno satélite está apenas transmitindo dados de telemetria na frequência de 437.435 MHz, bastante fácil de ser recebida e decodificada pelos interessados.

O artefato foi colocado em torno da Terra em uma orbita elíptica com apogeu de 702 km e perigeu de 355 km.

A previsão para a abertura da vela solar é 17 de junho. Quando isso ocorrer, Lightsail-1 ocupará uma área de 32 metros quadrados e se tornará um brilhante objeto que poderá ser visto no céu a olho nu antes da alvorada e depois do pôr do Sol, inclusive no Brasil.

A vela é um projeto experimental anunciado em 2009 e desenvolvido pela Planetary Society, uma organização global sem fins lucrativos dedicada à exploração do espaço.
Vela Solar Lightsail-1 
Os três cubesats que compõe o corpo principal da Lightsail-1 abrigam todos os sistemas de orientação, diagnóstico e comunicação, além de possuir câmeras e sensores diversos.

Quando aberta, a vela assumirá um shape em forma de diamante com 5,5 metros de lado, que terá o papel fundamental de propelir a nave através da pressão do vento solar que incidirá sobre ela. O propósito é desenvolver uma forma limpa de propulsão no espaço.

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Experimental_Vela_solar_em_forma_de_pipa_ja_esta_no_espaco!&posic=dat_20150522-114855.inc

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...