quarta-feira, 27 de maio de 2015

Obesidade na adolescência aumenta risco de cancro no intestino

Obesidade na adolescência aumenta risco de cancro no intestino, diz estudoAdolescentes com excesso de peso têm um risco maior de desenvolver cancro no intestino no futuro, de acordo com um estudo da Universidade de Harvard e do hospital da Universidade de Orebro, na Suécia.

Para o efeito, os pesquisadores acompanharam cerca de 240 mil homens suecos por 35 anos. A análise, divulgada na publicação científica Gut, mostrou que os adolescentes acima do peso tinham o dobro do risco de ter cancro do que os com peso adequado. As probabilidades são ainda mais altas para adolescentes obesos.

O cancro de intestino é o terceiro tipo mais comum no mundo, com cerca de 1,4 milhões de novos casos por ano.

O consumo de carne vermelha processada e gordura abdominal já tinha sido ligado ao desenvolvimento da doença.

Os participantes do estudo tinham idades entre 16 e 20 anos quando a pesquisa começou. A grande maioria tinha peso normal, mas 6,5% estavam acima do peso e 1% era obeso. Houve 855 casos de câncer colo-rectal no estudo.

Os obesos tiveram 2,38 vezes mais hipóteses de desenvolver tumor no intestino.

«O final da adolescência marca a transição da infância para a idade adulta e é um período de crescimento acelerado, principalmente entre homens, por isso esse período pode representar uma janela crítica», diz o estudo.

«É importante que entendamos o papel da infância e da adolescência no desenvolvimento do cancro colo-rectal.»

«A forte associação observada entre a obesidade na adolescência e o cancro na passagem para a meia-idade e o aumento da prevalência de obesidade na adolescência pode lançar luz sobre o crescimento da incidência da doença entre adultos», adicionou.

Rachel Thompson, do Fundo Mundial para Pesquisas sobre Cancro, disse que os indícios sugerem que a obesidade é um factor de risco para o cancro do intestino.

«A descoberta é interessante porque dá uma indicação que o cancro do intestino pode estar associado ao estilo de vida ao longo da vida.»

«De certas maneiras, pesquisas entre a relação entre factores como a obesidade e risco de cancro ainda estão a começar.»

«Será interessante ver se pesquisas futuras comprovarão a relação entre gordura corporal na juventude e o risco de cancro no futuro.»

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=774660

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...