sábado, 30 de maio de 2015

China lançará no fim deste ano satélite para investigar matéria escura

Pesquisadores chineses lançarão no final deste ano um satélite para a exploração da matéria escura no espaço, anunciaram neste sábado em Xangai responsáveis do projeto.
O satélite, denominado DAMPE (sigla em inglês de "explorador de partículas de matéria escura") será lançado desde o centro de lançamento espacial de Jiuquan, com a meta de observar a direção, energia e carga elétrica de partículas no cosmos, anunciou o chefe da equipe que o desenvolve, Chang Jin.
Com uma vida operacional de três anos, o DAMPE tentar lançar luz sobre um dos grandes mistérios da física, a chamada matéria escura, cuja existência foi aceita pela comunidade científica apesar de ainda não ter sido diretamente detectada.
A matéria escura é uma hipotética matéria que não emite a radiação eletromagnética suficiente para poder ser vista pelos adiantamentos tecnológicos atuais, mas que os astrofísicos consideram necessária para entender as interações dos corpos visíveis, incluída a lei da gravitação universal.
Segundo o Nobel de Física de origem chinesa Yang Zhenning, a matéria escura e sua pesquisa poderiam ajudar à realização de progressos revolucionários na ciência e a entender fenômenos que hoje em dia não podem ser explicados.
De acordo com as teorias atuais, a matéria escura representa cerca de um quarto da energia-massa no universo.
O satélite DAMPE, desenvolvido pela Academia Chinesa de Ciências e a Prefeitura de Xangai, também estudará outros fenômenos espaciais, como os raios cósmicos e os raios gama de alta energia. 

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/china-lancara-satelite-para-investigar-materia-escura-no-final-de-2015,8cbe3620e8e2ee739a6e8e6019983b4ccvffRCRD.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...