sexta-feira, 22 de maio de 2015

Cientistas mudam sexo de mosquito transmissor da dengue para torná-lo inofensivo

aedesUma equipe de cientistas que reúne pesquisadores do mundo todo encontrou uma forma de transformar embriões de fêmeas do Aedes aegypti em machos, segundo um estudo publicado na revista cientifica Science.
A descoberta pode ser útil no tratamento de doenças transmitidas por mosquitos como a febre amarela, dengue, malária e o chikungunya. Isso porque as fêmeas são os mosquitos que picam as pessoas, já que precisam de sangue para gerar suas ovas.
Os pesquisadores começaram a pesquisa tentando encontrar uma espécie de "interruptor genético" que transformasse fêmeas do mosquito em machos. Eles não conseguiram fazer exatamente isso, mas descobriram uma maneira de alterar seus aparelhos genitais. A equipe encontrou um fator genético determinante em machos do Aedes chamada "Nix".
"Quando injetamos o Nix nos embriões, descobrimos que mais de dois terços dos mosquitos fêmeas desenvolveu genitais de machos e testículos", diz Brantley Hall, pesquisador de biologia computacional e coautor do estudo. O contrário também acontecia: toda vez que a equipe removia o "Nix" dos machos, eles desenvolviam genitais de fêmeas.
Cientistas sabiam há quase 70 anos que existe um gene que controla o gênero do mosquito, mas ninguém havia sido capaz de encontrá-lo. Isso porque ele estava disfarçado ao lado de outros genes comuns do Aedes.
Adelman afirma que a equipe ainda está longe de aperfeiçoar o método. Por enquanto, os pesquisadores conseguem apenas ativar o gene, alterando os embriões dos mosquitos, o que significa que o "Nix" nem sempre atinge todas as células. Quando isso acontece, o resto do corpo do adulto não é alterado para a forma masculina.
A equipe quer deixar de apenas modificar os embriões e explorar esse fator determinante do sexo masculino usando transgênicos. Assim, a mutação desse gene específico aconteceria em um nível celular mais profundo, transmitindo o gene para as próximas gerações.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2015/05/cientistas-mudam-sexo-de-mosquito-transmissor-da-dengue-para-torna-lo-inofensivo.shtml

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...