quarta-feira, 20 de maio de 2015

L’Oreal quer imprimir pele em 3D para testar produtos

A L’Oreal associou-se a uma start-up para encontrar uma forma de imprimir em 3D derme viva e que respire. O objectivo é poder testar nesta impressão a toxicidade e eficácia dos seus produtos.
 
A L’Oreal quer imprimir pele humana. A empresa francesa de cosmética associou-se à start-up Organovo para descobrir uma forma de imprimir em 3D derme (que é uma camada da pele) viva e que respire, de acordo com a Bloomberg. O objectivo é que a empresa possa usar esta "pele" para testar a toxicidade e eficácia dos seus produtos.

Esta não é a primeira tentativa da empresa francesa para produzir pele. De forma a evitar testar os seus produtos em animais, desde a década de 1980 que a L’Oreal começou a cultivar derme, segundo a agência norte-americana. Na região francesa de Lyon, a empresa tem um laboratório dedicado ao crescimento e análise de tecidos humanos. O método actual usado para o cultivo de derme tem por base fazer crescer amostras de tecidos doados por pacientes que fazer cirurgias plásticas em França.

Com o apoio da Organovo, a companhia francesa quer acelerar e automatizar a produção de pele nos próximos cinco anos. A investigação para este projecto vai decorrer nos laboratórios quer da Organovo, quer no novo centro de investigação da L’Oreal na Califórnia, EUA. Sendo que, esta última vai dar os conhecimentos relacionais com a pele e o financiamento inicial e a Organovo vai fornecer a tecnologia, avança a Bloomberg.

A companhia francesa vai ter direitos exclusivos sobre a pele impressa em 3D com a Organovo para usos relacionados com produtos para cuidados de pele que não exijam prescrição médica. Por sua vez, a Organovo vai ter os direitos dos modelos de tecidos para testes de eficiência para a prescrição de medicamentos, testes de toxicidade e desenvolvimento e testes de transplantes de tecidos terapêuticos ou cirúrgicos, segundo a agência de informação.

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/loreal_quer_imprimir_pele_em_3d_para_testar_produtos.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...