terça-feira, 26 de maio de 2015

Cientistas identificam diferença genética entre pessoas que acordam cedo e tarde

Você prefere levantar-se de madrugada, ou ficar acordado até altas horas?
Sua resposta a esta pergunta provavelmente depende da sua idade. Mas, de acordo com as últimas pesquisas científicas, está ficando cada vez mais claro que essa resposta também depende dos seus genes.
acordar relogio biologico diferencas genes dna

Ser um madrugador ou preferir uma noitada podem ser características familiares que apresentam uma forte ligação genética. Agora, os pesquisadores começaram a desvendar as causas subjacentes que fazem você acordar com as galinhas ou ser uma verdadeira coruja.

A genética do sono

O estudo, publicado recentemente, usou moscas-da-fruta para olhar para as variações genéticas que poderiam desempenhar um papel na determinação se um indivíduo pertence a uma dessas categorias distintas.
Estes organismos-modelo foram escolhidos para o desenvolvimento da pesquisa porque têm um “relógio genético” muito semelhante ao de seres humanos (quem diria?), de modo que os pesquisadores pensam que os genes das moscas podem ter uma função semelhante que os nossos.
Depois de vasculhar seus genomas, eles foram capazes de identificar cerca de 80 genes relacionados com as diferenças de comportamento.

Pico

De acordo com o Dr. Eran Tauber, um dos coautores no estudo, a maioria das pessoas acham que seu desempenho está no pico em momentos específicos do dia. Sendo assim, o impacto dessa preferência sobre saúde e comportamento é bem documentado, mas a base molecular é em grande parte desconhecida.
A equipe de pesquisadores da Universidade de Leicester, na Inglaterra, identificou as duas diferenças de preferências comportamentais das moscas, ou cronotipo, ao observar em que ponto no dia elas surgiam. Algumas preferiam a parte da manhã, mas outras preferiam atacar no final do dia.
Esse fato levou os pesquisadores a separar os animais em cronotipos diferentes com uma base genética para cada tipo de comportamento.
A partir daí, eles fizeram uma análise de DNA nas moscas durante as 24 horas que antecederam a sua aparição, e descobriram que elas não tinham os mesmos genes ativos.

Variações genéticas

Como o Dr. Tauber explicou, olhar para a expressão do gene era apenas uma parte da pesquisa. Uma pergunta óbvia que os cientistas tinham que responder era o que faz com que a expressão dos genes seja diferente em tipos de pessoas. Esta diferença é principalmente devido a variações genéticas nas suas sequências de DNA – o que significa que pessoas com hábitos de sono diferentes têm genética diferentes.
Isto também significa que os processos moleculares que contribuem para o relógio genético dessas características não é apenas retardado um em relação ao outro, como se pensava anteriormente, mas sim inteiramente diferentes.
“Uma vez que a expressão do gene é retardada, uma cascata completamente diferente de eventos moleculares é realizada. O ponto final pode ser semelhante, mas as diferentes vias moleculares resultam em um tempo de percurso diferente”, explica Tauber.
A pesquisa é interessante para nós porque, de acordo com os autores do estudo, costumamos estar fora de sincronia com os nossos ritmos naturais. Entender como funciona o nosso relógio genético poderia ajudar a melhorar a forma como vivemos e trabalhamos.

Fonte: http://hypescience.com/cientistas-identificam-diferenca-genetica-entre-pessoas-que-acordam-cedo-e-tarde/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...