quarta-feira, 20 de maio de 2015

Cerveja pode afastar Alzheimer e Parkinson

Cientistas chineses anunciaram ter descoberto um novo benefício da cerveja. Esta bebida pode ajudar a prevenir patologias neurodegenerativas como as doenças de Alzheimer e Parkinson graças a um composto capaz de proteger as células do cérebro de eventuais danos.
 
De acordo com um estudo publicado, em Janeiro, na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry da Associação Americana de Química (ACS, na sigla em inglês), este composto, chamado "xanthohumol" e encontrado no lúpulo, planta utilizada para a produção da cerveja, tem potencial para atrasar e mesmo prevenir o aparecimento do Alzheimer e do Parkinson.
 
Evidências crescentes apontam o 'stress oxidativo' que afeta as células neuronais como um dos principais causadores do desenvolvimento de doenças com origem no cérebro, pelo que proteger estas células pode significar a prevenção ou, pelo menos, o atraso na progressão de patologias do género.
 
Uma vez que o "xanthohumol" tem chamado a atenção dos investigadores por ter capacidades antioxidantes, anticancerígenas e de proteção do sistema cardiovascular, a equipa da Universidade de Langzhou, na China, coordenada por Jianguo Fang, decidiu estudar os seus efeitos nas células cerebrais.
 
Em testes com ratinhos, os cientistas constataram que este composto do lúpulo, presente na cerveja, é capaz de proteger os neurónios e, potencialmente, de atrasar o avanço das doenças neurodegenerativas, pelo que poderá ser, de futuro, "um bom candidato para combater estes problemas", explica um comunicado divulgado pela ACS.
 
Fonte: http://boasnoticias.pt/noticias_C%C3%A9rebro-Cerveja-pode-afastar-Alzheimer-e-Parkinson_23377.html?page=0

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...