domingo, 24 de maio de 2015

Encontrado cratera gigante em lago suíço com forma perfeita

Quatro crateras gigantes foram encontradas por acaso no chão lamacento de um dos maiores lagos da Suíça, relata um novo estudo. Uma delas, chamada de “cratera louca” por especialistas, pois tem uma forma redonda perfeita.

Pesquisadores do Lago Neuchatel encontraram quatro crateras perto da costa noroeste do mesmo. A maior delas, chamada pelos especialistas de "Cratera Louca”, tem uma largura de 160 metros e uma profundidade de cerca de 30 metros além de ser perfeitamente redonda. Todas elas se encontram entre os maiores e mais profundos encontrados nos lagos da Terra.

As crateras são semelhantes em tamanho as que são formadas por explosões de gás metano, relata Ciência Viva. No entanto, pesquisadores liderados por Anna Reusch, estudante de doutorado no Instituto Geológico da ETH Zurich, acreditam que as águas subterrâneas explicam o aparecimento dessas "crateras loucas '. No entanto, os estudiosos confirmam que não é possível determinar com certeza se é por isso que elas se formaram. As crateras são encontradas a uma profundidade de cerca de 100 metros abaixo da superfície do Lago Neuchatel.

Fonte: RT.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...