terça-feira, 5 de maio de 2015

Fiordes são aliados naturais contra as mudanças climáticas

Eles absorvem o carbono possivelmente prejudicial à atmosfera, diz estudo.

Entradas de mar entre montanhas estão em locais como Alasca e Noruega.


Fiorde localizado na região de Fiordland, na Nova Zelândia (Foto: Candida Savage/Nature Geoscience)
Fiorde localizado na região de Fiordland, na Nova Zelândia (Foto: Candida Savage/Nature Geoscience)

Os fiordes (grandes entradas de mar entre montanhas) que existem em locais como o Alasca e a Noruega absorvem o carbono possivelmente prejudicial à atmosfera, o que os torna um aliado natural na compensação das mudanças climáticas provocadas pela ação humana. As informações fazem parte de um estudo apresentado nesta segunda-feira (4) na revista "Nature Geoscience".

Os fiordes cobrem somente 0,1% da superfície oceânica do mundo, mas representam 11% do carbono orgânico em plantas, solos e rochas que são enterrados em sedimentos marítimos todos os anos, após serem levados da terra pelos rios, mostrou a pesquisa.

As entradas de mar ao longo de penhascos, esculpidas por geleiras de sucessivas eras glaciais, são classificadas como "um dos maiores pontos do oceano para o enterro de gás carbônico, baseado na massa do carbono enterrado por unidade de área", de acordo com a equipe de cientistas liderada pelos Estados Unidos.

As descobertas ampliam o conhecimento sobre como o carbono, estrutura essencial para a vida na Terra, tem ciclos na natureza, e pode ajudar no combate às mudanças climáticas. Em sua forma gasosa, o dióxido de carbono é o maior causador do efeito-estufa, responsável por aumentar o aquecimento global.

Os fiordes são especialmente bons em armazenar carbono porque são fundos, recebem fluxos intensos de águas repletas de carbono de rios, e possuem águas calmas e oxigenadas, nas quais o carbono afunda.

Estima-se que mundialmente os fiordes absorvam 18 milhões de toneladas de carbono por ano, de acordo com o estudo que observou fiordes nas nações nórdicas, Groelândia, Canadá, Alasca, Chile, Nova Zelândia e Antártica.

Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/05/fiordes-sao-aliados-naturais-contra-mudancas-climaticas-aponta-estudo.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...