segunda-feira, 4 de maio de 2015

Imagens de satélite mostram extensão do terramoto do Nepal

Uma análise comparativa feita a partir de imagens de satélite revela que além dos danos diretos causados pelo terremoto, muitas aldeias do Nepal ainda podem estar soterradas sob rocha e gelo trazidos pelas avalanches. 

Imagem de satelite do terremoto no Nepal

A comparação das áreas foi possível através de cenas registradas em dois momentos diferentes pelo satélite Landsat 8. A primeira foi tomada no dia 27 de abril de 2014 e a segunda no dia 30 de abril de 2015, cinco dias após o terremoto de 7.8 magnitudes.

O evento ocorreu em 25 de abril e atingiu a área mais populosa do Nepal, ceifando milhares de vidas. Até agora, já foram contabilizados cerca de 7 mil mortos.

As análises mostram que parte da vila de Langtang foi completamente soterrada por uma grande avalanche de rocha e gelo que se originou na encosta noroeste, acima da aldeia. Além disso, a parte oriental de Langtang parece ter sido destruída pela intensa onda de pressão gerada pela avalanche de poeira.

Grandes deslizamentos ou avalanches parecem ter afetado as aldeias de Thyangshyup, Tsarding, Chyamki, Gumba, Mundu, Sindum e Kyangjing, mas a extensão dos danos em torno desses assentamentos só será possível a partir de imagens de alta resolução e relatos das equipes de socorro que deverão chegar ao local.

Em Langtang, o rio parece ter sido bloqueado pela avalanche, mas as imagens de satélite não revelaram ainda formação de um lago se formando por trás do bloqueio. Isso pode indicar que a água encontrou o seu caminho através dos escombros, neve e gelo.

Ao que tudo indica, o vale está bastante instável e vulnerável a eventos naturais secundários, como novos terremotos, deslizamentos de terra e detritos ou avalanches de gelo. Além disso, a situação na região de Langtang pode se agravar ainda mais com a chegada das chuvas de monção.

Fonte: http://www.apolo11.com/terremotos_globais.php?titulo=Imagens_de_satelite_mostram_extensao_do_terremoto_do_Nepal&posic=dat_20150504-110211.inc

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...