sexta-feira, 1 de maio de 2015

Uma espécie animal em seis está ameaçada pelo aquecimento global

Pesquisa analisou 170 estudos sobre impacto de aquecimento global.

Perda da biodiversidade acelera a cada grau a mais na temperatura. 


Sapo da espécie Lithobates sylvaticus, ou 'sapo madeira', põe ovos na superfície de uma lagoa: muitos anfíbios como ele estão se reproduzindo mais cedo na primavera, com o aumento da temperatua  (Foto: Mark Urban/Divulgação)
Sapo da espécie Lithobates sylvaticus, ou 'sapo madeira', põe ovos na superfície de uma lagoa: muitos anfíbios como ele estão se reproduzindo mais cedo na primavera, com o aumento da temperatua (Foto: Mark Urban/Divulgação)

Sapo da espécie Lithobates sylvaticus, ou 'sapo madeira', põe ovos na superfície de uma lagoa: muitos anfíbios como ele estão se reproduzindo mais cedo na primavera, com o aumento da temperatua (Foto: Mark Urban/Divulgação)

Uma espécie animal em cada seis está em risco de desaparecer devido aos efeitos do aquecimento global caso as emissões de dióxido de carbono (CO2) continuem no ritmo atual - alertou uma pesquisa norte-americana, que solicitou medidas urgentes.

"Os resultados deste estudo sugerem que os riscos de extinção vão se acelerar com o aumento da temperatura global, ameaçando 16% das espécies animais caso as políticas atuais não mudem", disse Mark Urban, pesquisador do departamento de Ecologia e Biologia da Universidade de Connecticut e principal autor do estudo publicado nesta quinta-feira (30) na revista "Science".

Ele analisou 170 estudos científicos sobre o impacto do aquecimento sobre a flora e a fauna de várias regiões do mundo e com métodos diferentes.

Constatou que a perda da biodiversidade se acelera a cada grau Celsius a mais na temperatura do planeta.

O pesquisador Mark Urban, um dos autores do estudo, posa junto ao gelo em processo de derretimento no Alasca (Foto:  Heidi Golden/Divulgação)
O Pesquisador Mark Urban, um dos autores do estudo, posa junto ao gelo em processo de derretimento no Alasca (Foto: Heidi Golden/Divulgação)
 
Os líderes mundiais esperam que a temperatura suba apenas 2°C até o final do século comparado à era pré-industrial, um cenário que segundo a maioria dos climatologistas é subestimado.

Se for assim, de acordo com esta pesquisa, em seguida 5,2% das espécies estarão ameaçadas de extinção, contra 2,8% que estão no presente.

Com um aumento de 3°C no mesmo período, 8,5% das espécies podem desaparecer. E se o termômetro subir 4,3°C até 2100, isto significará que 16% das espécies animais estarão ameaçadas.

O autor do estudo também concluiu que o perigo de extinção varia de acordo com as regiões do mundo, conforme sejam afetadas pelo aquecimento.

Salamandra da espécie Ambystoma opacum: a espécie está aumentando sua distribuição em resposta a temperaturas de inverno mais amenas  (Foto: Mark Urban/Divulgação)
Salamandra da espécie Ambystoma opacum: a espécie está aumentando sua distribuição em resposta a temperaturas de inverno mais amenas (Foto: Mark Urban/Divulgação)
 
Em alguns países do hemisfério sul, onde os habitats estão encolhendo a uma taxa que não permite a animais como répteis e anfíbios se moverem rapidamente, o risco de extinção é ainda maior: até 23% da espécies na América do Sul e 14% na Austrália e Nova Zelândia estariam sob ameaça.

América do Norte e Europa são as regiões com menor risco, com 5 e 6%, respectivamente.

"Há uma necessidade urgente de estratégias para limitar as alterações climáticas se quisermos evitar uma aceleração de extinções de animais no planeta", pediu Mark Urban.

Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/04/uma-especie-animal-em-seis-esta-ameacada-pelo-aquecimento-global.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...