sexta-feira, 1 de maio de 2015

Como produzir combustível apenas com água e ar

combustivel audi ar aguaProduzir um combustível neutro em carbono que pode ser colocado diretamente nos carros sem necessidade de nenhuma adaptação é o sonho de muitas companhias. E parece que a Audi vai ser a primeira a realizá-lo.

Esta semana, a montadora alemã declarou que foi capaz de criar um “e-diesel” (diesel contendo etanol) usando energia renovável para produzir um combustível líquido a partir de nada mais do que água e dióxido de carbono.

O “azul bruto”

Depois de quatro meses de pesquisa, a fábrica da Audi em Dresden, operada pela empresa de tecnologia limpa Sunfire, conseguiu produzir seu primeiro lote do que estão chamando de “azul bruto”. O líquido é composto de hidrocarbonetos de cadeia longa, similar aos combustíveis fósseis, mas é livre de enxofre e aromáticos, portanto, não libera fuligem na queima.

O primeiro passo para o processo envolve o aproveitamento da energia renovável através de energia solar, eólica ou hidrelétrica. Esta energia é então usada para aquecer a água a temperaturas superiores a 800° C. O vapor produzido é decomposto em oxigênio e hidrogênio através de eletrólise de alta temperatura, um processo em que uma corrente eléctrica é passada através de uma solução.

O hidrogênio é então removido e misturado com o monóxido de carbono sob alta pressão e calor, criando o “azul bruto”.

Segundo a Sunfire, o combustível sintético não só é melhor para o meio ambiente do que o combustível fóssil, bem como a eficiência global do processo é muito alta, de cerca de 70%. O e-diesel pode ser misturado com o diesel regular, ou utilizado como combustível sozinho.

Nenhuma novidade

O processo utilizado pela Audi na verdade é conhecido pelos cientistas desde a década de 1920. Chamado de “processo Fischer-Tropsch”, já foi utilizado pelos alemães para transformar carvão em diesel durante a Segunda Guerra Mundial, e é usado atualmente por várias empresas no mundo todo, especialmente nos países onde as reservas de petróleo são baixas, mas as reservas de outros combustíveis fósseis, como gás e carvão, são grandes.

A Audi não é nem sequer a primeira a pensar no uso de biogás para produzir biocombustíveis neutros em carbono. Outra empresa alemã, chamada Choren, já fez uma tentativa de produzir biocombustíveis usando biogás e o processo Fischer-Tropsch no passado, mas entrou em falência devido a dificuldades práticas em 2011.

A Audi admite que nenhum dos processos que eles estão usando são novos, mas afirmam que suas técnicas podem fazer a diferença. Por exemplo, o aumento da temperatura a que a água é dividida aumenta a eficiência do processo e o calor residual pode então ser recuperado.

Futuro

Enquanto esse passo da montadora pode não anunciar uma nova era livre de combustíveis fósseis, a tecnologia de transformar energia verde em combustível sintético pode ter aplicações interessantes, como uma bateria para armazenar o excesso de energia produzida por fontes renováveis.

Fonte: http://hypescience.com/como-fazer-combustivel-com-apenas-agua-e-ar/


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...