quinta-feira, 7 de maio de 2015

Novas pistas sobre a origem do universo e dos planetas


Sistema planetário a 450 anos-luz da Terra

Duas imagens reveladas esta semana permitem recuar milhões de anos na história do mundo.

Que aspecto teria o universo com poucas centenas de milhões de anos, e não os 13 mil milhões actuais? E como seria o sistema solar antes de ter planetas formados como os conhecemos hoje? Imagens divulgadas esta semana pelas universidade de Toronto e Yale fornecem novas ideias sobre as nossas origens.

De Yale, nos EUA, chega a imagem da galáxia mais distante alguma vez captada. A EGS-zs8-1 foi identificada através de observações do telescópio espacial Hubble e já existia quando o universo teria apenas 5 por cento da idade actual, ou seja, algumas centenas de milhões de anos depois do Big Bang.

 A imagem, além de histórica, permite confirmar que no início do universo já existiam galáxias gigantescas, já que esta parece formar estrelas 80 vezes mais depressa do que a Via Láctea, fenómeno que poderá ter contribuído para a evolução do cosmos.

Já no Canadá, a novidade é a análise de uma imagem que, desde o final do ano passado, tem estado a gerar controvérsia na comunidade científica. Trata-se de um sistema planetário em formação que foi identificado no observatório ALMA, no Chile, em Outubro de 2014.

Os investigadores defendem num novo trabalho que os vazios circulares no círculo de poeira em torno da estrela HL Tau, a 450 anos-luz da Terra, são mesmo planetas em formação, sendo a primeira vez que o fenómeno, que poderá ser semelhante ao da formação do sistema solar, há 4,6 mil milhões de anos, é observado. Para chegar ao veredicto, os cientistas mediram o espaço entre os vazios e concluíram que as distâncias coincidem com órbitas que impedem colisões violentas entre planeta – neste caso, num sistema que ainda não completou um milhão de anos. Ou seja, menos de um segundo na história do sistema solar.

Fonte: http://www.ionline.pt/artigo/390026/novas-pistas-sobre-a-origem-do-universo-e-dos-planetas-?seccao=Mais_i


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...