terça-feira, 12 de maio de 2015

3409 doentes com hepatite C estão a receber tratamentos inovadores

Há 3409 doentes com hepatite C a receber tratamentos inovadoresAcordo entre Ministério da Saúde e laboratório tem três meses e autorizações dispararam. Ainda há queixas de dificuldade no processo.
Há 3409 doentes com hepatite C que foram autorizados pela Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) a receber os dois remédios inovadores com taxa de cura de 95%, sofosbuvir e ledipasvir-sofosbuvir, num total de 3565 pedidos de tratamento para a doença. A utilização dos dois medicamentos aumentou - há três meses só cerca de 70 doentes estavam a receber esta medicação - após o Ministério da Saúde ter assinado, em fevereiro, com o laboratório Gilead um acordo para a sua comparticipação e que levou um ano a ser negociado. Ainda assim, há queixas de atrasos no acesso aos tratamentos.

No Facebook da Plataforma Hepatite C todas as semanas chegam notícias de doentes. Os likes multiplicam-se a cada mensagem de alguém que foi buscar a medicação e de cada vez que alguém partilha a frase que todos querem repetir: "Estou negativado." Há mais de 15 anos com a doença e depois de três tratamentos sem sucesso, Nuno Tito ouviu essa mesma palavra - negativado - da médica que o segue. Ouviu-a com a crueza de quem sabe que esta é só mais uma batalha de uma longa guerra. "Cada caso é um caso e uns doentes negativam mais depressa, outros não. Depende do vírus e do grau da doença. Negativei ao final de duas semanas. Foi a primeira vez que o consegui".

Fonte: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4560490

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...